Realidade Virtual e o futuro da educação

Atualmente, falamos de uma nova era da educação, na qual a tecnologia é uma das principais protagonistas

Investir em Realidade Virtual (do inglês Virtual Reality — VR) tem se tornado cada vez mais fácil. Sim, ela é uma tecnologia acessível, por exemplo o Google Cardboard, que é utilizado em conjunto com o celular e pode ser comprado a partir de R$ 20,00.

Existem softwares, aplicativos e plataformas prontas no mercado. Além dos modelos básicos, que são utilizados em conjunto com o celular, modelos de óculos de alta qualidade são encontrados a preços baixos.

Enquanto a aprendizagem não se limita à sala de aula, parece apenas que o cenário é um espaço de aprendizagem tradicional. O paradoxo é que a Realidade Virtual tem o potencial de quebrar as quatro paredes da sala de aula e abrir as possibilidades.

Existe um custo relativamente alto para criar novos conteúdos para Realidade Virtual, mas, ao mesmo tempo já existem alguns materiais criados e disponíveis gratuitamente que podem ser utilizados.

Entre os aplicativos disponíveis está o Google Expeditions, onde abaixo temos alguns exemplos práticos:

Na aula de história ou artes, imagina se os alunos pudessem ter a experiência de estar no Palácio de Versalhes, na França, e ver um pouca da história de uma forma mais iterativa?

Imagine se você pudesse ter uma aula diferente e os alunos pudessem fazer uma visita às profundezas do oceano e trazer uma experiência única e fazer uma aula diferente de forma mais criativa?

Outro exemplo seria pode explorar o sistema solar, de uma forma iterativa?

Com esses simples exemplos, você consegue ver o potencial e as oportunidades para o futuro da educação?

Esses aprendizados vieram da criação de protótipos para ajudar a educação e alfabetização em Língua de Sinais para surdos e também ensino de Língua de Sinais.

Ficou interessado ou gostaria de saber mais? Deixe um comentário ou entre em contato, gostaríamos muito de saber a sua experiência.

Gostou? Clique no botão abaixo!

Você pode clicar em (👏) quantas vezes que quiser 1,2,3,4…. e não esqueça de nos seguir (Follow) para acompanhar as novidades do Surdo para Surdo.

--

--