StorySign

Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e acesso à Língua de Sinais

Educação do futuro, a realidade aumentada pode ser aplicada trazendo novos ambientes de aprendizado de forma colaborativa

Realidade Aumentada (do inglês Augmented Reality— AR) oferece caminhos educacionais que permitem o envolvimento e iteração em um ambiente de aprendizagem social, colaborativo e ativo. Um exemplo foi a popularidade do jogo “Pokémon Go”, que utilizava fortemente a realidade aumentada.

A utilização de tecnologias educação, com a Realidade Aumentada, traz diversos benefícios, podendo destacar alguns principais pontos:

  • Auxilia e facilita a memorização do conteúdo
  • Através da imersão melhora o entendimento do assunto
  • Engaja os estudantes e melhora a participação do aluno em sala de aula
  • Agrega conteúdo digital ao mundo real

Aplicar novas tecnologias pode ser um grande desafio, principalmente quando falamos sobre educação de surdos e língua de sinais.

Um ótimo recente exemplo foi a parceria da Huawei com a StorySign que com inteligência artificial ajuda a dar acesso ao mundo dos livros e literatura para crianças surdas. Veja o emocionante video abaixo que mostra essa história:

Huawei e StorySign

O Signly, um aplicativo que utiliza Realidade Aumentada para exibir vídeos em língua de sinais no celular, permitindo um melhor acesso a conteúdo escrito para surdos. Dando acesso de forma dinâmica a conteúdos em língua de sinais. Veja o video abaixo na prática:

Signly

Outro exemplo é o Ava, tem como objetivo legendar o mundo para torná-lo totalmente acessível, 24/7, para as pessoas surdas e com deficiência auditiva. Em primeiro lugar, o aplicativo é o sistema de legendagem mais rápido e avançado do mundo, superando o que os gigantes da tecnologia fizeram, usando tecnologias de identificação de fala e alto-falante para possibilitar conversas entre pessoas surdas e com deficiências auditivas e pessoas ouvintes.

Ava mostra o que as pessoas dizem, em menos de um segundo, veja aqui na prática:

Google lançou recentemente o Live Transcribe, similar ao Ava, tem como objetivo converter qualquer som em texto. Esta app é capaz de reconhecer mais de 70 idiomas e dialectos diferentes. Abaixo você pode ver um pequeno vídeo demonstrativo da Live Transcribe:

Com a missão de criar um ambiente de trabalho inclusivo, Inboarding esta criando uma nova forma de ajudar as empresas a criarem um ambiente de trabalho inclusivo para todos. Criaram uma solução com chatbot para criar conscientização usando o aprendizado adaptativo focado na inclusão no local de trabalho. Começaram criando inteligência Artificial para integração inclusiva para os membros da equipe Surdos e acabamos criando um local de trabalho inclusivo onde todos pertencem.

Você pode ver mais detalhes acessando o site abaixo:

https://www.inboarding.co/

Hoje em dia, o aluno pode recorrer a várias fontes de informação complementares à escola em busca de uma aprendizagem mais eficiente. Temos que lembrar que as novas tecnologias não substituem o professor nem o intérprete de Libras, elas ajudam e contribuem para uma educação mais colaborativa, inclusiva e de qualidade para todos.

Já utilizou alguma tecnologia que não esta na lista? Nos envie uma mensagem ou deixe um comentário abaixo. Gostariamos muito de receber sua opinião

--

--