Por que as escolas para crianças surdas deveriam contratar professores surdos: uma questão pré-escolar

Pesquisa nos Estados Unidos da Universidade de Boston mostra o que podemos fazer para garantir o sucesso e futuro de nossos alunos surdos

Assumimos que a primeira língua de qualquer criança seja aprendida em casa. Mas 95% das crianças surdas nascem em famílias de pais ouvintes que não conhecem a língua de sinais, muitas vezes a sua primeira exposição a língua de sinais será no ambiente escolar.

As crianças surdas gastam aproximadamente 50% das horas do seu dia com os professores, que serão seus principais modelos linguísticos. No entanto, um grande número de professores de crianças surdas relataram que eles aprenderam a língua de sinais com seus alunos. Apenas 45% dos professores afirmam que podem sinalizar tão bem quanto seus alunos, e apenas 33% afirmam entender a comunicação do aluno, no mesmo nível que entendem a língua falada.

Robert Hoffmeister, atualmente Professor em Estudos Surdos, na Universidade de Boston e no Centro de Pesquisa e Treinamento do Centro de Aprendizado para Surdos, afirma que ao longo dos anos, os educadores criaram uma variedade de sinais manuais para o inglês (MCE) na noção equivocada de que a codificação manual do inglês promoveria a alfabetização em inglês. No entanto, estudos mostraram que a chave para o sucesso da leitura e da escrita foi o conhecimento dos alunos da Língua Americana de Sinais (ASL) e a utilização da língua de sinais para abordar a aprendizagem do inglês como segunda língua.

A chave para o sucesso educacional das crianças surdas é que elas são ensinadas de maneira verdadeiramente bilíngue. A educação bilíngue tem se mostrado bem-sucedida se a primeira língua for forte e houver modelos de linguagem adequados presentes.

Milhares de crianças surdas estão atualmente sendo ensinadas pelo modelo do inglês sinalizado empobrecido e por professores ouvintes que não conseguiram passar pelos requisitos de nativos ou fluentes em língua de sinais. Mais discussões e treinamentos em proficiência em língua de sinais devem ser exigidos dos educadores de surdos e daqueles que treinam para se tornarem educadores de surdos.

Hoffmeister afirma que nos anos cruciais da pré-escola, os professores de crianças surdas deveriam ser surdos ou filhos de pais surdos (CODAs) para garantir o sucesso e futuro de nossos alunos surdos.

Veja a publicação completa em inglês disponível no link: https://www.researchgate.net/publication/321511032_Why_Schools_for_Deaf_Children_Should_Hire_Deaf_Teachers_A_Preschool_Issue

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